Uma coisa que a maioria dos jogos
de RPG possui e que é que é o básico para se começar a jogar, é a Ficha de
Personagem, também conhecida como Planilha
de Personagem.
Entretanto, para quem nunca
jogou torna-se inevitável perguntar: “O
que é uma ficha de personagem?”; “Pra que serve?” e “Como fazer uma?”.
Neste post pretendo comentar um
pouco sobre essas Fichas, pra que servem e como funcionam, na prática, em uma
mesa de jogo.
Em resumo, uma ficha
é uma forma de transportar, estatisticamente falando, o personagem que você
criou em sua imaginação para dentro da história que você e seu grupo de jogo
estão criando. Seguindo as regras de criação, definidas pelo sistema de jogo
escolhido por você e seu mestre, a ficha
será uma representação do que seu personagem É, do que ele SABE e do que ele
POSSUI.
Como estamos falando de uma maneira básica e genérica sobre RPG,
pretendo abordar as fichas também de uma maneira bastante genérica. Para isso,
vou dividir as fichas em quatro partes básicas que estão presentes na maioria
dos sistemas de RPG. São elas: Atributos(ou Habilidades); Aprimoramentos(ou Talentos);
Perícias e Equipamentos. Os sistemas de
RPG mais conhecidos atualmente, Dungeons and Dragons, Daemon; GURPS e
Storyteler seguem, basicamente, essa divisão. Cada um possui suas próprias
peculariedades, é claro, mas entendendo essas partes principais, você já terá um
bom ponto de partida para desvendar os outros segredos de uma Ficha de Personagem.
Ficha de Vampiro a Máscara |
Ficha de Dungeons and Dragons 3.5 |
Ficha de GURPS |
Ficha do Sistema DAEMON |
Habilidades: também chamados de Atributos.
São um conjunto de informações numéricas que definem como seu personagem é,
fisicamente falando: sua saúde, sua força, sua inteligência, sua capacidade de
perceber as coisas a sua volta, etc. Define até mesmo o quão capaz o personagem
é de interagir com as pessoas a sua volta, ou quanta pressão psicológica ele é
capaz de suportar antes de desabar. Cada sistema de regras possui um número
diferente de atributos que melhor representa as características do personagem dentro
do jogo. Alguns sistemas possuem 4, 6, 8 ou até 9 atributos diferentes,
geralmente divididos em atributos físicos e mentais. Cada sistema, também,
possui um conjunto de valores que definem os Atributos Básicos de um ser humano
comum e é com base nesses atributos que se constrói a ficha de um personagem, os
quais, geralmente, são mais fortes que uma pessoa normal.
De forma simplificada, pode-se
dizer que Habilidades são uma representação do que o personagem É.
Perícias: desde o momento em que
nascemos, até quando morremos, estamos sempre aprendendo coisas novas, desde
informações totalmente inúteis, até conhecimentos que podem salvar sua vida! Entretanto,
por mais que você aprenda ou estude, jamais será capaz de saber tudo. Para
representar essa característica é que existe, em uma ficha de RPG, uma parte
dedicada às chamadas Perícias. Essas Perícias são valores numéricos utilizados
para representar as coisas mais relevantes que seu personagem aprendeu durante
sua jornada para se tornar um herói. Conhecimentos como habilidades de luta,
escalar, nadar, domesticar animais e outras coisas que possam ter alguma
relevância durante uma jornada na busca por um tesouro ou pela derrota de um
inimigo. Todos esses conhecimentos são anotados nessa parte da ficha. O que não
estiver anotado nesta parte, não faz parte das competências de seu personagem.
Simplificando: Perícias são
informações que definem o que o seu personagem SABE.
Talentos: também chamados de Aprimoramentos
ou Antecedentes. São conjuntos de características especiais que tornam seu
personagem único. Podem ser características físicas, como a habilidade de nunca
se perder em florestas e planícies ou uma resistência maior ao frio ou ao
calor. Mas podem também ser características externas, como ser rico ou possuir
aliados poderosos ou, ainda, características desenvolvidas com o passar do
tempo, como habilidades especiais de luta ou grande eficiência em algum tipo de
Perícia.
De forma simplificada:
Talentos são características que TORNAM SEU PERSONAGEM ESPECIAL.
Equipamento: essa é a parte da
ficha onde você anota os itens que estão em posse de seu personagem. Se seu herói é
um cavaleiro da corte do Rei Arthur, sua espada, sua armadura e seu cavalo com
certeza deverão estar anotados aqui. Se ele é um detetive, é aqui que estarão
descritos: seu caderno de anotações, sua pistola Colt e, eventualmente, seu
colete a prova de balas.
Armas, munição, equipamentos
especiais (como armas mágicas ou itens raros); dinheiro, lanterna (ou tocha, no
caso de uma aventura medieval); água, comida, cordas, tudo o que o personagem
possa precisar para enfrentar os desafios de sua jornada ou tentar escapar de
alguma enrascada deve ser anotado nessa parte da ficha.
Em resumo: Equipamento é a parte
da ficha que define o que o personagem POSSUI.
Cada sistema de RPG possui um
conjunto de valores iniciais para que você possa criar seu personagem. Sejam
Habilidades, Talentos ou Pericias, você nunca poderá ter todas as opções
disponíveis no início do jogo. O personagem que você criar sempre deverá
escolher algumas coisas que sabe ou que possui e abrir mão de outras. Do mesmo
jeito, sempre haverá um personagem no grupo que é o mais inteligente, outro que é
o mais forte, um é o mais ágil, já outro que é mais perceptivo e assim por diante.
E é por isso que o RPG acaba sendo uma ótima ferramenta para promover o
trabalho em equipe, pois qualquer grupo de jogador logo percebe, ao iniciar uma
partida, as vantagens de se ter companheiros com habilidades diferenciadas na
equipe.
Isso também acrescenta o fator
lúdico ao jogo: à medida que você vai jogando com seu personagem, ele vai
adquirindo ferramentas para aprimorar sua ficha, tornando-se mais forte, mais
habilidoso, ou, simplesmente, mais experiente. A isso é chamado, nas mesas de
RPG, de Evoluir. A cada aventura que
você joga com um mesmo personagem, ele aprimora suas habilidades físicas,
aprende novas perícias, consegue novos equipamentos, melhores e mais caros, e,
às vezes, adquire até mesmo novos talentos.
Ver o seu personagem evoluir e
compara-lo com o que ele era no início de uma Campanha é uma das coisas mais
gratificantes que existe em uma mesa de jogo.
Uma Paladina, com seu escudo, arco e flecha, sua espada e uma adaga, além, é claro de sua armadura. |
Um guerreiro! Além de suas armas habituais (espada, armadura e adaga) esse trás consigo uma caneca para beber sua cerveja e um saco de dormir preso às costas. |
Um mago bem equipado: cajado, balestra, setas para a balestra e bolsas e mais bolsas de componentes mágicos, além de um porta-pergaminho. |
Gostoso! <3
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