Bem
amigos aventureiros!
Até agora tenho comentado sobre o RPG de
um modo geral, falando de como se joga, como é o funcionamento geral de uma mesa de jogo, quem é
o mestre e coisas do tipo, mas de uma maneira bem abrangente.
Pois bem! É chegada a hora de começarmos
a falar sobre o RPG em si. Como é jogado na prática, como funciona a mecânica de jogo e
como, afinal de contas, se cria um Personagem de RPG.
Para isso, entretanto, devo começar
repassando uma lista de termos utilizados em RPG, para que você, ao ler os
próximos posts não fique perdido.
Segue abaixo uma lista genérica, contemplando
apenas os termos mais comuns usados em qualquer mesa de jogo:
3D&T:
“Defensores
de Tóquio 3ª Edição”; RPG nacional, onde os jogadores fazem o papel de heróis poderosos,
baseados em mangá, animes e games. Simples e de fácil aprendizado.
Aventura: Uma
história criada pelo Mestre, contendo em si um desafio a ser resolvido pelos
Jogadores. Pode ser curta, terminando em duas ou três horas, ou muito longa,
exigindo várias Sessões de Jogo.
Campanha: Uma
sucessão de Aventuras, envolvendo a história de um grupo de Personagens, desde
a primeira Sessão de Jogo.
Cena: Uma
medida de tempo não definida. Como em um filme, demora o tanto que for
necessário para os personagens desenvolverem algum assunto em que estejam
envolvidos. Pode ser de algumas Rodadas (ou seja: poucos segundos), ou chegar a
até vários minutos, por exemplo, enquanto durar uma perseguição aos vilões ou
uma luta contra um monstro.
D&D:
“Dungeons
and Dragons”; sistema que possui o título de primeiro RPG do mundo. Totalmente baseado
em fantasia medieval, já está em sua quarta edição (o D&D 4), muito embora
eu prefira a segunda revisão da terceira edição (o D&D 3.5). Esse sistema
utiliza um conjunto de regras conhecido com D20 System.
Dados
Multifacetados:
Em RPGs, normalmente são utilizados vários tipos de dados e não somente os conhecidos
dados de 6 lados. Os mais comumente usados são os de 4 lados(d4), os de 8
lados(d8), os de 10 lados(d10), os de 12 lados(d12) e os de 20 lados(d20),
além, é claro dos tradicionais dados de 6 lados(d6). Esses dados especiais
podem ser encontrados em lojas especializadas em RPG, livrarias ou pela
internet.
DAEMON: sistema genérico
e abrangente, que visa simular a realidade dos personagens. É um dos sistemas
de RPG nacionais de maior sucesso atualmente.
Dano: Quando
um Personagem perde Pontos de Vida, dizemos que ele recebeu dano. Podem ser ferimentos,
debilidade por doenças, fome ou sede. Pode ser por efeitos mágicos ou veneno. O
fato é que o dano reduz os Pontos de Vida, ou a Vitalidade do Personagem e se
ele chegar a determinado valor(definido pelo sistema de regras que estiver
sendo utilizado) ele estará morto.
Ficha
de Personagem:
é uma planilha onde são anotadas as características de cada Personagem. Pode
ser uma planilha impressa de Excel, uma fotocópia das planilhas que geralmente
acompanham os Livros Básicos de RPG ou pode ser, simplesmente, uma folha de
caderno com as informações de seu Personagem anotadas.
GURPS: “Generic
Universal RolePlaying Sistem”; é um sistema clássico de RPG, onde os personagens
e aventuras podem pertencer a qualquer gênero: Fantasia, Horror, Ficção Científica,
Super-heróis, Histórico...
Live
Action:
Ação ao Vivo. São Partidas de RPG onde se joga com os Personagens como se fosse
um teatro, ao invés de simplesmente sentar-se ao redor de uma mesa e
interpretar. São Sessões mais elaboradas, geralmente precisam de um espaço
maior e os jogadores vão vestidos a caráter. São, com certeza, mais recomendadas
para se desenvolver estórias interpretativas do que de combate.
Livro
Básico:
é o manual principal de um jogo de RPG, o livro com as regras principais e o único
realmente necessário para jogar.
Mestre
(Também chamado DM ou Narrador): É o Jogador responsável pelas
regras do jogo. Ele tua como árbitro, roteirista e diretor de teatro. É ele
quem controla todos os Personagens que não são controlados pelos Jogadores e
cria e executa tudo que acontece dentro de uma Aventura, desde os vilões e
desafios a serem enfrentados, até o lugar onde se passa a história.
NPCs
(Non Player Character): Personagens Não-Jogadores. São os Personagens
controlados pelo Mestre e não pelos Jogadores. Servem como Personagens coadjuvantes
nas Aventuras, ou como antagonistas. São também conhecidos como PdM (Personagens do Mestre).
Nível: Em um
jogo de RPG, precisamos de alguma coisa para comparar diferentes Personagens
entre si. Definir o quão poderoso um Personagem é ou se uma Aventura está bem
balanceada para o grupo. Por conta disso, alguns Sistemas de RPG utilizam-se de
Níveis, para definir essa medida. Ao passo em que um personagem se torna mais
forte e experiente ele “Avança de Nível”.
Old
Dragon:
sistema nacional independente que utiliza-se de uma mecânica de jogo similar ao
D&D, sendo, entretanto, mais simples e de fácil aprendizado.
PC(Player
Character):
são os Personagens dos Jogadores. São o “elenco principal” de uma partida de
RPG, ao redor dos quais o mestre desenvolve as suas aventuras. São também chamados
de PdJ (Personagem do Jogador).
Personagem: o mundo
do RPG é um mundo fictício, criado pelos jogadores. Um “Personagem”, nada mais
é que a representação do jogador nesse mundo. Durante uma sessão de RPG, quando
você diz “Eu estou abrindo a porta!”, é o seu personagem que faz isso, não
você.
Pontos
de Vida, ou PV:
dentro do “mundo” do RPG, pontos de vida são uma forma de representar a energia
vital de um personagem, qual sua resistência a doenças e privações e quanto
ferimento ele pode receber antes de vir a morrer. Existem sistemas que utilizam
outras formas de representar essa medida, como Pontos de Saúde ou Vitalidade,
mas na prática têm a mesma função.
Rodada: É uma
medida de tempo abstrata, utilizada somente pelo Mestre e Jogadores, suficiente
para os Personagens efetuarem uma ação. Cada sistema define uma “duração”
diferente para essa medida de tempo (pode ser 6, 10 ou mais segundos). Dentro
do jogo, uma rodada pode definir apenas um instante, como o tempo que o
Personagem gastaria para arrombar uma porta, mas fora do jogo, no mundo “real”,
pode demorar vários minutos, por exemplo, enquanto mestre e jogador definem
como o personagem citado acima vai tentar arrombar a porta.
RPG: “RolePlaying
Game”; Jogo de Interpretação de Personagens. É um tipo de jogo-teatro, onde os
jogadores assumem o papel de um personagem, geralmente um herói aventureiro.
Sessão
de Jogo (ou Partida de RPG): uma sessão é um encontro de
jogadores para jogar RPG. Geralmente dura de 2 a 4 horas, e pode compreender
uma Aventura inteira ou apenas parte dela.
Sistema
de Jogo:
todo RPG possui um conjunto de regras utilizado para dizer o que pode ou o que
não pode ser feito dentro do “mundo de jogo”. Esse conjunto de regras é chamado
Sistema de Jogo. Os mais conhecidos e jogados atualmente são o D&D, 3D&T, Storyteller, GURPS e DAEMON, além do mais recente: Old Dragon.
Storyteller: o
sistema utilizado por Vampiros: A Mascara
e Lobisomem: O apocalipse. É considerado
um sistema preferencialmente narrativo, com ênfase no desenvolvimento de Crônicas(histórias).
Utiliza-se do sistema D10.
Teste: em um
jogo de RPG, sempre existe uma chance de acerto ou falha por parte dos
personagens. Será que o policial consegue arrombar a porta do esconderijo dos
vilões? Será que o guerreiro consegue acertar uma flecha no monstro que ataca a
aldeia? Será que o jovem aprendiz consegue atravessar o rio saltando de pedra
em pedra? Tudo isso é decidido dentro do RPG através dos Testes. Cada sistema possui
um conjunto de regras especificas que define como esses testes são realizados,
mas em geral, eles são feitos com os Dados Multifacetados.
É isso aí galera!
Com esse pequeno glossário, vocês já estão
prontos para ingressar de vez no mundo mágico do RPG.
E aguardem que no próximo post, vamos
entender como funciona uma Ficha de Personagem.
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